O tempo do advogado é dinheiro. Como gerenciá-lo?

Em todas as profissões saber administrar o tempo é parte crucial para o sucesso do trabalho. E com os advogados não é diferente. Pode-se tornar impossível cumprir todas as obrigações no prazo necessário sem a organização adequada.

Podemos chamar isso de “Gestão de Tempo”. Saber como aproveitar todos os momentos de forma ideal e chegar sempre com tranquilidade aos prazos estabelecidos. São diversas as formas para o advogado planejar seu dia e otimizar o tempo. Neste post iremos discutir algumas delas.

Utilize a sua equipe

Alguns advogados insistem em realizar tarefas que não precisam necessariamente de um profissional como ele. São assuntos administrativos, como rotina de pagamentos ou agendamento de reuniões. Se você possui uma equipe com secretárias e estagiários, deixe essas tarefas para eles. Isso irá melhorar a confiança e união da equipe, sempre sendo acompanhado de perto pelo advogado, estabelecendo prazos e resultados.

Organização

São muitos compromissos durante a semana presentes na vida do advogado. Se você não tem costume de utilizar uma agenda ou um bloco de notas, mesmo sendo no smartphone, com certeza você já esqueceu aquela reunião importante marcada há alguns meses atrás, ou perdeu o prazo para analisar aquele documento que foi pedido semana passada. Ande sempre com algo para pode anotar seus compromissos e até mesmo ideias que surjam a qualquer momento.

Libere sua cabeça

Complementando a dica anterior, se você conseguir organizar seus compromissos e ideias em agendas ou bloco de notas, você pode liberar espaço na sua cabeça para outras tarefas, pois aquela ótima ideia que você teve já está anotada, sem a necessidade de lembra-la a todo momento. Uma mente tranquila e leve pode fazer com que você tenha melhores ideias para momentos como redigir uma defesa de um cliente importante, ou seja, em momentos que realmente importam.

Tempo de cada tarefa

Tente definir o tempo gasto em cada tarefa do seu dia, isso irá facilitar para você planejar o que você pode e o que não tem como fazer naquele momento. E nunca comece diversas tarefas ao mesmo tempo, pois você não irá conseguir fazer nenhuma delas com qualidade.

Separe sua vida profissional da vida pessoal

Sabemos que é muito comum advogados “levar os problemas para a casa”, mas isso não é nada saudável. Reserve o tempo que você estiver em casa para relaxar, levar sua mente para outros focos, como sua família e seus amigos. O lazer é muito importante para levar uma vida profissional e pessoal de qualidade, sempre havendo equilíbrio.

Utilize tecnologia

Com o apogeu da tecnologia cada vez moderna, muitos softwares podem auxiliar o seu trabalho, otimizando o seu tempo e melhorando seu rendimento. Temos como exemplos as soluções da Lexnnova, como o Lexbot, em que você pode analisar diversos documentos em minutos, uma tarefa que você demoraria horas e até mesmo dias para fazer. Já o Lexdocs facilita a criação do documento, sem ter que ficar escrevendo todas as seções e cláusulas sempre que tiver um novo documento para produzir.

Essas dicas são apenas algumas das táticas que o advogado pode começar a praticar para melhorar seu desempenho no escritório. Cada um deve definir quais se adaptam melhor ao seu dia-a-dia e ao seu estilo de trabalho. O mais importante é sempre manter seu ambiente profissional saudável e produtivo.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar