Marketing jurídico no Brasil – Como se destacar?

Em tempos de alta concorrência, se destacar em meio à multidão é fator preponderante para o sucesso e no setor da advocacia não é diferente. No Brasil existem mais de um milhão de advogados. Por ano são formados mais de 50 mil pelas diversas universidade do país. Cada vez mais o marketing jurídico se torna crucial para se destacar em meio a tantos profissionais de Direito.

O marketing pessoal dos advogados é muito importante para você ser encontrado, ser percebido e se destacar. Existem formas bem simples de trabalhar este tema.

Você é a “cara” do seu trabalho

Isso pode parecer óbvio, mas algumas pessoas esquecem que a forma que você se veste, fala, lida com as pessoas, escreve mensagens e e-mails será a forma com que o mercado irá enxergar você como profissional.

Seja você mesmo. Não crie uma “máscara” durante o trabalho e isso facilitará seu reconhecimento, montando uma marca clara da sua personalidade e do seu estilo profissional.

Criar um personagem para o ambiente de trabalho o desgastará demais. Você terá que se preocupar constantemente se está fazendo tudo certo e não será natural. As melhores ideias surgem do nada, em uma conversa ou um pensamento informal.

Segmente seu público

Você é especialista em Direito Tributário? Então foque suas ações nos temas relacionados, e mostre que você entende e que tem opiniões firmes.

Pode não valer a pena se aventurar em áreas que não são sua especialidade, correndo o risco de não entregar o resultado que o cliente espera, gerando frustração e descontentamento. Se você focar no que você é especialista, suas chances de aumentar sua rede de clientes e ter sucesso é muito maior.

Conheça o seu público

Agora que você já sabe que deve focar na sua especialidade, você deve descobrir os temas que o público dessa especialidade procura. Entenda seus clientes, o que eles mais buscam, as dúvidas mais recorrentes.

Toda estratégia de marketing jurídico começa pelo público, você precisa saber para quem está vendendo.

Se você conseguir solucionar as dúvidas mais comuns em pouco tempo, isso refletirá em confiabilidade e a certeza de que os clientes fizeram a escolha certa por você.

Torne-se referência

Você segmentou e conheceu seu público, agora torne-se referência na sua especialidade! Crie um blog onde você possa escrever artigos sobre os temas que são frequentemente pesquisados pelo perfil do seu cliente.

Não é necessário dar a “receita do bolo”, mas mostre que você está com ela pronta para ser executada. Estude, leia jornais, revistas, sites especializados, esteja sempre antenado nas novidades do mundo jurídico.

Uma assessoria de imprensa também pode ajudar nesta parte, oferecendo você como fonte nos temas que surgem na mídia, publicando artigos seus nos jornais e sites.

Sempre busque a inovação

Outra boa forma para se destacar é sempre estar inovando. Existem diversas empresas de tecnologia focadas no mundo jurídico.

Um grande exemplo é a Lexnnova que oferece soluções inovadoras para análise e criação de contratos e documentos, focando na agilidade e eficácia dos processos.

Se você conseguir resolver o problema do seu cliente mais rápido que seu concorrente, é claro que ele irá voltar a te procurar quando necessário.

Marketing jurídico deve ser natural

O processo para você se tornar uma referência no ramo e os clientes começarem a ir até você é longo e trabalhoso. Nunca teremos 100% de certeza que nossas ações de marketing terão sucesso. Por isso, a importância de conhecer ao máximo seu público fazem com que as chances de não dar certo caiam consideravelmente.

Seguindo as nossas dicas, você irá perceber que suas atitudes de marketing jurídico se tornarão natural, você irá se acostumar a observar sempre seus clientes, irá perceber as diferenças de cada um e o que eles sempre buscam.

Você pode até montar uma tabela com os assuntos mais buscados pelos seus clientes, as soluções que você mais busca. Os números poderão demonstrar muitas ações que você deve tomar.

Resumindo: seja coerente com a imagem que deseja passar, se posicione no local correto, entenda as demandas do mercado, conheça seu consumidor e inove com as soluções da Lexnnova.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar